Mestres - Jacques Henri Lartigue

Jeannine Lehmann. Royan, 1926

Jacques Henri Lartigue(1894-1986) nasce em Courbevoi, na França. Começa a fotografar muito cedo, em 1900 ele já realiza seus primeiros ensaios fotográficos com a ajuda de seu pai. Depois, graças as evoluções das câmeras e técnicas, Lartigue começa a criar em suas fotografias, produzindo relevos e sobreposições. Algo muito comum em suas fotografias são os "fantasmas" que ficam quando sobrepõe os filmes, isso torna-se uma marca dele. Mais tarde começa a trabalhar também com pintura e escrita, mas a fotografia nunca deixa de ser seu foco.


Grande Prêmio, 1912

Suas fotografias mais conhecidas são feitas a partir do movimento de ações dos modelos, e a imagem apesar de ser estática consegue passar a sensação do movimento com muito realismo. E claro, as sobreposições e os jogos de luz e sombra, também ajudam a transmitir isso.




“Sempre tive que correr atrás do meu pássaro azul” (Jacques Henri Lartigue)

Como nem tudo que lhe fascinava ficava guardado na sua memória, sua arte o completava, ele usava a fotografia, pintura e escrita para tentar ser completo. Isto bastava para ele, sua preocupação não era se estava fazendo arte ou não, mas sim tampar buracos que o mundo lhe deixava, isto era seu pássaro azul! Ele retratava o mundo da forma que via, com cenas cotidianas mas que deixaram sua marca. Até hoje é possível ver suas fotos como referências para grandes fotógrafos.


Florette Vence, 1954




Comentários