Mestres - Ansel Adams


Ansel Adams, década de 1940

Fotografia de natureza é algo bastante comum, mas não foi sempre assim. Ansel Easton Adams (20 de fevereiro de 1902 – 22 de abril de 1984) nascido nos Estados Unidos, foi um fotografo que tinha um amor pela natureza e demonstrava isso em suas fotografias de paisagens, foi um dos primeiros (e um dos mais conhecidos) a fazer este tipo de representação. Além disso era grande defensor do meio ambiente, até se associou ao Sierra Club (a primeira ONG americana ligada a preservação do meio ambiente) e foi onde ele foi ganhando espaço com suas fotografias.

Em 1916 visitou o vale do Yosemite e foi onde tirou suas primeiras fotografias, com uma Kodak nº1 box brownie que havia ganhado de seus pais. Ele revisitou esse vale durante todos os anos de sua vida, e com isso fez com que essas imagens capturadas neste lugar tornassem as suas imagens mais conhecidas.

Yosemite, 1950s


Era um fotografo que relacionava suas imagens com o pictorialismo, onde as fotos se pareciam com pinturas, principalmente as impressionistas, onde havia uma textura que na maioria das vezes era dada pela luz, e a câmera funcionaria como um pincel.

Aspens Northern, New_Mexico,1958


Ansel era a favor de uma técnica, mas não era a favor de regras, os processos de fotografar mudam de fotógrafos para fotógrafos. As regras dificultam a criação. “Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” Ansel Adams

Oak Tree, Sunset City, California, 1962

The tetons and the snake river, 1942

Flowers and rock, San Joaquin Sierra, California, 1936

Pine Branch in Snow, Yosemite National Park, California, 1932

Comentários