Processo Criativo: Ensaio Ana Carla

Nós dois criamos o Dø com a vontade de exercitar a nossa criatividade sempre, usar as ferramentas como o photoshop e o desenho a nosso favor. Quando vamos fazer um ensaio, queremos conhecer a pessoa interessada, saber do que ela gosta, o que faz, se gosta de ler, quais músicas escuta, filmes e séries favoritos, se tem algum artista que gosta...tudo isso vai nos guiar para criar as fotos. Procuramos pensar em quase todas as fotos antes, para nos organizarmos em relação a materiais que serão utilizados e também para pensarmos como será a pós-produção, que é a parte que mais gastamos nosso tempo em um ensaio. Detalhes de luz e sombra, posições, ângulos de câmera...tudo é pensado anteriormente.

Resolvemos mostrar para vocês como pensamos em tudo e como é o nosso processo criativo, para vocês entenderem como funcionam o que chamamos de Ensaios Artísticos. Para começar, vamos postar um dos ensaios que mais ficamos felizes com o resultado, o da Ana Carla, atriz e contadora de histórias do Teatro do Miúdo! Ela nos procurou e queria fazer um ensaio em comemoração de 10 anos do Teatro do Miúdo, algo mais poético e lúdico. Fizemos algumas perguntas para ela, como por exemplo: Quais as histórias mais marcaram suas contações ao longo dos 10 anos e o que te inspira nesse universo? E foi a partir disso que veio muita coisa boa em nossa mente! A principal referência usada foi o curta chamado The Fantastic Flying Books Of Mr. Morris Lessmore (para quem gosta de livros e não viu ainda, vai ver, é maravilhoso!)

Rascunho e Fotografia

Rascunho e Fotografia

Rascunho e Fotografia

Rascunho e Fotografia

Rascunho e Fotografia

Rascunho e Fotografia


Além do curta que serviu como base para todas essas fotos acima, uma das histórias que Ana Carla disse ser importante para ela ao longo desses anos foi a do livro Onda, de Suzy Lee. A sua história é contada através apenas de ilustrações, e claro que isso nos chamou a atenção. Decidimos fazer uma foto re-criando a ilustração da capa do livro.

Esquerda: Capa do livro Onda, de Suzy Lee, Direita: Nossa releitura com a Ana Carla


Na época em que fizemos o ensaio, começamos a assistir a série Anne With An E, da Netflix. E logo pensamos na Ana Carla, pela personagem da série ser apaixonada por livros e tentar trazer sempre fantasias que lia em poesias para a sua realidade. Além desse detalhe comum com a nossa contadora de histórias, a abertura da série (feita pelo artista Brad Kunkle) nos chama a atenção, pois mistura pintura, desenho, vídeo e fotografia, de uma maneira bem poética, fantasiosa e inspiradora!

Esquerda: Referência do artista Brad Kunkle, Direita: Nossa versão da Anne

Estes são nossos Sketches e referências para o Ensaio da Ana Carla, que vocês podem ver completo aqui. Vamos tentar postar nossas inspirações diretas e os rascunhos que fazemos para todos os ensaios, então fiquem de olho! E se tiverem alguma sugestão/curiosidade, falem com a gente!

Comentários