Mestres - Cecil Beaton

Gwili Andre, 1932


Cecil Beaton (14 de janeiro de 1904 – 18 de janeiro de 1980) foi um artista inglês, dominava vários segmentos das artes como: ilustração, design, pintura, cenografia e principalmente a fotografia. Explorou várias áreas da fotografia, como a moda e o fotojornalismo, mas o que o tornou mais conhecido foram os seus retratos. Assim como a maioria dos grandes fotógrafos, seu interesse pela captura das imagens veio logo quando criança. Aos 11 anos ganhou uma câmera de sua babá, a pessoa que lhe ensinou o princípio da fotografia e das revelações. Beaton foi então explorando sua criação e treinando principalmente com suas irmãs, criando cenários para fotografá-las.



Auto Retrato, década de 1930

Trabalhou nas revistas Vanity Fair e Vogue, com fotografias que traziam uma combinação bastante inusitada, na maioria das vezes. Eram imagens com muitos adereços e cenários bem elaborados: o resultado era bem fora do comum conhecido até então, o que foi bem recebido por todos, pois era com suas habilidades artísticas que criava suas fotografias. É possível encontrar alguns registros de desenhos que ele fazia antes de fotografar, como um esquema, o que prova de antemão que sua fotografia era pensada e não contava com acasos.


My Fair Lady Costumes Design, 1964

Audrey Hepburn, 1964

Fotografou várias personalidades da sua época, como Winston Churchill, Salvador Dali, Julie Andrews, Rainha Elizabeth, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Mick Jacker e Marilyn Monroe. Seus retratos são inspirações até hoje, principalmente para o mundo da moda.


Marilyn Monroe, 1956

Mick Jagger, 1967

Princesa Ira Von Furstenberg, 1955


Comentários