Mestres - Alfred Eisenstaedt

Alfred Eisenstaedt (6 de dezembro de 1898 – 24 de agosto de 1995) nascido na Polônia, se naturalizou norte americano após a 1ª guerra mundial. Dono de uma das fotografias mais conhecidas da história (a do beijo de um marinheiro e uma enfermeira na Times Square depois da segunda guerra mundial). Começou sua carreira como fotografo após a 1ª guerra mundial, onde foi atingido por uma granada nas pernas, e em sua recuperação ele se interessou pela captura das imagens.

O Beijo, 1945


Eisenstaedt trabalhava como vendedor e como fotografo, mas começou a ganhar fama por suas fotografias e se dedicou à esta profissão em tempo integral e trabalhou também como fotojornalista. Considerado por muitos o pai da fotojornalismo, e é perceptível a influência de sua obra no trabalho de alguns fotógrafos. Trabalhou para a revista Life e teve vários projetos pessoais. Um desses projetos foi o de fotografar os efeitos da guerra no Japão, Coréia, Itália, Inglaterra e Alemanha. Fotografou vários famosos da época, incluindo a Marilyn Monroe e Sophia Loren, e também fez retratos do Mussolini, John Kennedy e vários políticos da época.


Mãe e Filho em Hiroshima, 4 meses depois do ataque com a bomba atômica, 1945



Marilyn Monroe, 1953


Suas fotografias repercutem até hoje para fotógrafos ou não. É comum vê-las espalhadas pela internet, revistas e propagandas. Foi e continua sendo inspiração para a fotojornalismo, para a moda e para a fotografia em geral.


Cover of Life Magazine, 1954


The drum major marching band rehearses as admiring children fall in line, 1950


Enlarged negative strip of Children at a puppet theater, Paris, 1964


Comentários